A quantidade de informações produzidas todos os dias na internet é enorme. Com isso, um problema que ocorre frequentemente é o vazamento de dados confidenciais, sejam eles pessoais ou corporativos.

Logo, o acesso, que antes era restrito, torna-se público.

Quer saber quais são as consequências do vazamento de dados e como é possível se proteger para que isso não aconteça? Leia este post até o final. 

Qual a importância da segurança de dados?

Garantir que todos os dados estejam seguros em uma empresa tem grande importância, pois projetos e ideias internas precisam ser preservados e acessados somente por aqueles que são autorizados.

Dessa forma, evita-se que a concorrência ou, até mesmo, o público saibam de informações confidenciais.

Outro ponto é a preservação da identidade de funcionários, clientes, parceiros e todos os envolvidos, de alguma maneira, com os serviços realizados.

Quais são os impactos causados pelo vazamento de informações?

Uma das principais consequências é que dados confidenciais e estratégicos se tornam públicos. Com isso, as ações estratégicas e o próprio andamento de processos e negócios ficam prejudicados.

Além disso, transações bancárias também são afetadas, já que contas e valores são expostos para terceiros. A partir disso, a organização se torna mais vulnerável, correndo o risco de ter seus dados bancários divulgados.

Na área de comunicação, o vazamento de informações pessoais contribui para uma imagem negativa, sendo que a reputação e credibilidade serão afetadas negativamente.

Isso ocorre, principalmente, se outros foram prejudicados, o que demonstra um descuido com a segurança digital da empresa. E abre margem para potenciais ações judiciais.

Como proteger a sua empresa?

Na rede corporativa, é importante realizar backups regularmente de arquivos e assuntos importantes para a empresa para evitar problemas como a perda de dados.

Com a nova LGPD, profissionais de diversas áreas têm se aperfeiçoado realizar as adequações. Invista em ajuda especializada, com profissionais que tenham domínio do tema e capacitados para proteger seus dados.

Para manter a segurança dos dados, é preciso fazer um monitoramento frequente de todos os e-mails, interações e demais informações, com um controle eficiente de todos aqueles que podem acessar os documentos.

Isso inclui o monitoramento do que é impresso na sua rede, pois a impressão é canal de transmissão de informações que pode ser muito frágil em relação à segurança.

Saiba quem, onde e o que foi impresso na sua rede corporativa, controle permissões de acesso dos usuários e conte com toda a ajuda de profissionais capacitados e ferramentas inteligentes para proteger os seus dados.

Saiba como clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*