Todos nós já passamos, alguma vez na vida, por aquela situação constrangedora em que enviamos um documento para impressão e esse acaba sendo visto por quem não deveria.
E, não estou falando de impressões indevidas, mas certos arquivos que precisam de uma segurança extra.
O sigilo de documentos é um hábito comum para grande parte dos gestores. Mas, é possível imprimir documentos de forma segura?
Saiba que SIM! É possível! E, se você trabalha em uma empresa que lida com documentos confidenciais, é importante saber como protegê-los.
Então, preparamos algumas dicas que podem te auxiliar nessa tarefa:
1) Atente-se à organização e segurança do ambiente no qual os documentos estão armazenados
Seja em uma rede local ou em um sistema web na nuvem, o ambiente no qual os documentos estão armazenados deve ser configurado de maneira organizada e segura.
Em uma rede local, todos os computadores, bem como o servidor, devem possuir configuração de permissão de acesso e antivírus atualizado para evitar intromissões e invasões.
Em sistemas web também é ideal que haja controle de permissões por usuário e, além disso, que o sistema possua tecnologia atual, com suporte e monitoramento de segurança constante.
2) Criptografe documentos do Word e arquivos PDF
Ao criptografar um documento do Word, você garante que ninguém conseguirá visualizá-lo ou editá-lo caso não possua a senha.
Para configurar essa proteção:
- Abra o documento;
- Vá até o menu e localize a aba “Informações” ou “Preparar”;
- Clique em “Proteger Documento” ou “Criptografar Documento”;
- Insira a senha (*Dica: escolha uma senha forte e não óbvia e evite compartilhá-la com quem não tiver a real necessidade de saber).
Também, é possível criptografar documentos em formato PDF. Os passos para essa configuração variam de acordo com o software de leitura de PDF que você utiliza.
3) Proteja seus documentos na hora de imprimi-los
Quando for necessário imprimir um documento com conteúdo sigiloso e evitar que o mesmo fique exposto, uma boa opção é utilizar algum software de impressão segura.
Uma ótima opção é o Safe Print, que somente libera a impressão de um documento mediante leitura de biometria, senha, cartão RFID ou de aproximação e, caso não ocorra a liberação dentro de determinado tempo, descarta o documento da fila de impressão.
Conclusão
Logo, se você precisa proteger seus documentos/impressões, essas são algumas soluções que podem te ajudar. Acabe de vez com as preocupações de ter que imprimir documentos em sigilo e não saber a melhor solução para isso.
Gostou das dicas? Compartilha nas tuas redes sociais ou com um amigo que está precisando dar uma olhadinha nesse post!
Tava precisando exatamente disso. Vou testar essa solução que sugeriu. Será que é bom?
Eu já usei algumas e me adaptei bem com essa, inclusive, é a que uso hoje