Orientações para gravação das palestras para o IGCON 2019
Bem vindo(a), palestrante!
Obrigado por aceitar nosso convite.
Preparamos esta lista de orientações para servir de guia na hora de você gravar sua palestra. São orientações gerais para garantir um padrão mínimo de qualidade das gravações, mas sinta-se livre para adicionar o seu próprio estilo nas filmagens.
Vamos fazer um congresso incrível!
Data para entrega da sua Palestra é até 26/04/2019
Estamos disponíveis para esclarecer qualquer dúvida através do e-mail marketing@enttry.com.br ou Whatsapp (54) 98432.6095
CONSIDERAÇÕES GERAIS
Para um melhor alinhamento de expectativas seguem algumas orientações gerais.
- O congresso é gravado, não é ao vivo. Você precisa gravar o vídeo e nos mandar antes da data limite definida.
- Sua palestra deve ter em média 45 minutos (No mínimo 35min, no máximo 55min).
- Faça no inicio sempre uma breve apresentação sua e do seu negócio (Menor que 1 minuto).
- O foco de sua palestra é conteúdo útil e relevante para o público alvo, não é vender produtos ou empresas.
- As pessoas devem sair "melhores" (com mais conteúdo) do que eram antes da sua palestra.
- Na conclusão pode deixar seus contatos.
- Grave o vídeo com a câmera na horizontal, com resolução 720p ou maior.
- Para mandar o vídeo, faça upload no dropbox ou googledrive e gere link de compartilhamento e nos envie o link.
- Se tiver dúvidas ou precisar de orientações, fale com nossa equipe.
PÚBLICO ALVO
Para um melhor alinhamento da sua palestra segue um pequeno brief do público alvo:
- 30% - Empresas em geral que consomem serviços de outsourcing de impressão.
- 70% - Empresas que prestam o serviço de outsourcing de impressão.
- Dentro destas empresas de outsourcing identificamos 3 personas, sua palestra deve atender pelo menos uma delas. Mas seria muito interessante se tivesse um pouquinho de conteúdo para cada uma delas.
- Persona 1: Gestor da empresa, responsável pelas decisões estratégicas da empresa.
- Persona 2: Vendedor, responsável pela prospecção e venda do serviço de outsourcing de impressão e software de gerenciamento de impressão.
- Persona 3: Técnico de TI, responsável pelo atendimento ao cliente e pelas instalações de software e impressoras.
ESCOLHENDO UM AMBIENTE DE GRAVAÇÃO
O ambiente de gravação (interno ou externo) fica à sua escolha, mas pedimos que fique atento(a) aos seguintes aspectos, de acordo com cada ambiente:
Em ambientes internos:
- Procure um ambiente com fundo neutro e sem objetos que possam atrair mais atenção do que você e o que você está falando;
- Busque cômodos bem iluminados. A luz natural é sempre uma boa opção, além de ser acessível. Uma iluminação insuficiente gera vídeos com baixa qualidade!
- Fique atento(a) a ruídos que possam comprometer o áudio, como ventiladores e ar condicionado, por exemplo. Pelo mesmo motivo, evite gravar perto de janelas que dão para uma rua muito movimentada.
Em ambientes externos:
- Evite locais com muito movimento e/ou onde venta muito. Transição de pessoas, animais e veículos ao fundo podem, facilmente, distrair o espectador além de gerar ruído no áudio.
- Evite gravar em horários de sol forte, pois pode gerar muitas sombras e dificultar a sua visão.
- Escolha um horário com baixo fluxo de pessoas para evitar interrupções;
ESCOLHENDO EQUIPAMENTOS DE GRAVAÇÃO
Você pode gravar com filmadora, celular, webcam ou qualquer outro equipamento que proporcione imagem e áudio de qualidade. Frisamos aqui que a qualidade de áudio é primordial em produções como estas, então pedimos que dê atenção extra para esse aspecto.
- Utilize câmeras que filmam, no mínimo, em HD (1280 por 720 p).
- Utilize equipamentos que proporcionem gravação de áudio nítido.
- Faça sempre um teste de gravação prévio para verificar se os equipamentos estão funcionando devidamente.
- Considere utilizar um microfone direcional, headsets ou de lapela. Eles são baratos e podem ser acoplados a computadores, câmera ou smartphone.
PREPARANDO O AMBIENTE E OS EQUIPAMENTOS PARA GRAVAÇÃO
Organize o ambiente e sempre verifique os equipamentos antes de iniciar a gravação, visando maior fluidez na filmagem e evitando interrupções.
- Utilize roupas discretas que não chamem mais atenção do que o assunto da palestra. Se for gravar em um ambiente interno, utilize roupas que contrastem com o fundo do ambiente.
- Marque a sua posição na direção contrária à fonte de luz para que você fique bem iluminado(a).
- Verifique a carga de bateria dos equipamentos. Indicamos gravar com a bateria em 100%, pois alguns equipamentos podem reduzir a qualidade da imagem e do áudio buscando economizar energia, além de correr o risco de a bateria acabar no meio da sua palestra.
- Certifique-se de que os equipamentos têm memória suficiente para armazenar as gravações.
- Se for utilizar o microfone interno do próprio equipamento, atente-se à distância entre você e a câmera para que o áudio não fique muito baixo.
- Grave sempre na posição HORIZONTAL e procure posicionar a câmera de maneira firme. Utilize um tripé se você possuir um.
- Indicamos que a câmera seja posicionada na altura dos olhos.
- Se for gravar com um celular, coloque-o no modo silencioso ou avião e desabilite a vibração.
- Se for gravar com uma webcam, deixe o computador no mudo e ative o microfone. Indicamos deixar aberto somente os programas necessários para a gravação para evitar que o sistema trave.
- Se houver pessoas próximas, peça para colaborarem: não distrair, não falar alto, não ligar aparelhos como TV ou Rádio, ou seja, evitar geração de ruídos. Desligue ventiladores e fique longe de ar condicionado.
- Prepare material de apoio para a sua palestra para manter a fluidez do assunto e evitar esquecimentos.
GRAVANDO SUA PALESTRA
Quando estiver falando para os espectadores, olhe direto para a câmera. Isso é equivalente a olhar nos olhos e gera confiança, sinceridade e segurança.
Você pode utilizar slides, mas é importante na abertura da sua palestra sempre se apresentar e dar as boas vindas aparecendo na câmera em tela cheia.
Os arranjos de câmera mais utilizados são:
- Você apresentando de pé ao lado da TV (aparecendo da cintura para cima), os slides na TV.
- Os slide em tela cheia e você apresentado, de pé, aparecendo da cintura para cima no canto inferior direito da tela.
- Você apresentado, aparecendo da cintura para cima em tela cheia e os slide aparecendo pequeno no canto inferior direito da tela.
- Se você for utilizar a webcam do computador, pode gravar sentado em uma cadeira fixa (Cadeiras de rodinha ficam se movendo, isso da uma percepção ruim) em frente ao computador. Normalmente se evita apresentações em que você está sentado, pois isso reduz seu poder de comunicação.
EDITANDO SUA GRAVAÇÃO
Reserve tempo na sua agenda para preparar, gravar e editar sua palestra.
- Lembre-se de se programar para gravar com antecedência e, assim, não atrasar a entrega do vídeo.
- Existem aplicativos para edição no computador e no celular, você pode escolher o que melhor lhe convir.
- Você deve entregar seu vídeo até a data prevista já editado.
Contamos com você
para fazermos um congresso incrível!