fbpx
roubo de dados

Como reduzir riscos de roubos de dados no ambiente de impressão

Quando falamos em segurança da informação, ameaças não faltam! Podem ser externas, como ataques de hackers, e internas, causadas por um dos elos mais fracos dentro das organizações: a falta de segurança.

Quando falamos em segurança da informação, ameaças não faltam! Podem ser externas, como ataques de hackers, e internas, causadas por um dos elos mais fracos dentro das organizações: a falta de segurança.

A solução para reduzir os riscos na gestão das informações está na implantação de estratégias proativas, com ferramentas e treinamento constante sobre segurança.

Em primeiro lugar, você deve saber exatamente onde estão as informações pessoais que devem ser protegidas.

As informações de identificação pessoal podem estar armazenadas em diversos ambientes fora das aplicações corporativas, como:

  • Aplicativos na nuvem adquiridos sem o conhecimento da TI, quando funcionários instalam ferramentas, soluções e sistemas que consideram mais adequados para uso corporativo;
  • Serviços de compartilhamento de arquivos online;
  • Mídias removíveis;
  • Aplicações de terceiros;
  • Arquivos temporários;
  • Arquivos mortos;
  • Sistemas de backup;
  • Arquivos físicos de dados de funcionários;
  • Dispositivos de funcionários.

Evitando o ataque de hackers

E como proteger as informações de identificação pessoal de ataques de hackers? Liberando o seu ambiente de TI para os hackers. É isso mesmo! Mas, não é para qualquer hacker.

Existem hackers éticos, que realizam testes de intrusão e identificam vulnerabilidades na gestão da informação. Eles auxiliam na melhoria dos processos de segurança, otimizando políticas internas de conformidade.

Treinando os funcionários

E, quando o assunto é conscientização em cibersegurança, a chave para o sucesso é criar uma cultura de cibersegurança. Assim, é possível motivar os funcionários a manterem práticas seguras no uso online de dados.

Afinal, o objetivo do treinamento de conscientização não é apenas oferecer conhecimento, mas modificar hábitos e formar novos padrões de comportamento.

Portanto, o treinamento deve ser um esforço contínuo para educar funcionários sobre políticas, ameaças atuais e como lidar com elas.

Devem ser oferecidas instruções claras sobre as ameaças de segurança que podem vir a enfrentar e, também, as consequências caso não sigam as práticas para reduzir os riscos na gestão de informações.

Infelizmente, ninguém pode garantir que a rede é 100% segura!

Identificar vulnerabilidades e implantar estratégias de segurança é que vai permitir agir de forma proativa, permitindo que os riscos na gestão de informações sejam controláveis e rapidamente solucionados.

Segurança na impressão dentro das empresas

A segurança na impressão também é um ponto chave a ser discutido. Isso porque, apesar de simples de implementar, a mesma pode ser porta para entrada de hackers e roubo de dados importantes.

Logo, te convido a conhecer uma ferramenta inteligente de impressão, que pode te auxiliar nesse processo e te ajudar a formar uma estratégia de proteção de dados dentro da sua empresa.

Saiba mais clicando aqui!

Impressão Gerenciada

Seja o primeiro a comentar

*

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.