fbpx
dados sensíveis

Como tratar os dados sensíveis de clientes

A cultura de dados gerou campos totalmente novos no universo profissional, sendo base para decisões estratégicas que podem levar ao sucesso de um negócio. No entanto, sem a gestão de informações, especialmente de dados sensíveis, o resultado pode ser o oposto.

A cultura de dados transformou o universo corporativo, sendo base para decisões estratégicas que podem levar ao sucesso do negócio. No entanto, sem a gestão adequada, especialmente de dados sensíveis, o resultado pode ser o oposto.

Multas, suspensões de atividades, prejuízos na cartela de clientes e impactos na imagem institucional são apenas algumas das consequências de incidentes com dados sensíveis.

Para o titular das informações, elas podem ser ainda mais sérias, incluindo discriminação e agressões.

Para lidar com recursos tão delicados, a empresa precisa se preparar. Por isso, reunimos algumas dicas de gestão e proteção de dados sensíveis

O que são dados sensíveis e por que protegê-los?

Dados sensíveis tratam-se de qualquer informação pessoal, de pessoa física ou jurídica, que pode ser utilizada com fins comprometedores, incluindo:

  • origem racial ou étnica;
  • opiniões políticas;
  • inclinações religiosas;
  • sexualidade;
  • filiação a sindicatos;
  • informações referentes à saúde sexual;
  • posicionamento filosófico;
  • entre outros.

Um vazamento de dados sensíveis ou o seu uso inadequado pode levar ao preconceito e à segregação contra o indivíduo e/ou a prejuízos importantes à empresa.

Em casos mais graves, o tratamento indevido dos dados sensíveis é capaz de violar direitos humanos fundamentais.

Como proteger os dados sensíveis de clientes?

Abaixo, veja algumas dicas para proteger os dados sensíveis, evitar incidentes e aumentar a produtividade de suas equipes no que se refere à gestão de dados.

Peça autorizações expressas

Na coleta de dados para uso comercial, deve haver uma autorização expressa dada pelo titular. Então, a empresa precisa rever seus formulários de captação de dados e garantir que as explicações são claras! 

Use criptografia

A criptografia é uma das defesas de base para os dados sensíveis e, aliás, para quaisquer arquivos armazenados digitalmente.

Quando está criptografado, o arquivo só pode ser lido se a máquina do usuário tiver a mesma chave utilizada no protocolo de proteção.

Portanto, mesmo que haja invasões nos sistemas da empresa, os arquivos não poderão ser acessados. Sem a criptografia, informações confidenciais ficam bastante vulneráveis a ataques cibernéticos.

Exija senhas seguras

O uso de senhas é fundamental para criar mais uma barreira de segurança no acesso aos dados sensíveis. Porém, para que elas sejam efetivas, não podem ser facilmente descobertas.

Use Redes Privadas Virtuais

Os dados sensíveis de clientes, assim como outras informações confidenciais, precisam ser armazenados em redes privadas (VPN), isto é, longe de sites de livre acesso ou de nuvens públicas.

Em VPN’s, apenas usuários autenticados conseguem visualizar os dados, garantindo a segurança da informação.

Invista na educação dos colaboradores

Além de todas essas medidas mais técnicas, é importante investir em uma cultura organizacional alinhada às práticas de proteção de dados sensíveis.

Você pode, por exemplo, estabelecer restrições ou hierarquia de acesso por setores, além de investir em orientações escritas e treinamentos. Assim, você fortalece a política de segurança da informação na rede corporativa.

Proteja os documentos impressos

Para te ajudar a criar uma estratégia de proteção de dados dentro da empresa, adote softwares de impressão segura e de gestão de impressão.

Com eles, é possível controlar tudo que está sendo impresso dentro da empresa e controlar quem tem acesso aos documentos impressos. Assim, certamente, dados importantes ficarão longe de mãos erradas!

Para começar, acesse o link clicando aqui e fale com um especialista sobre as tecnologias que você pode agregar ao seu negócio.

Impressão Gerenciada

Seja o primeiro a comentar

*

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.