Então, você investiu em uma nova impressora e começou a utilizá-la, mas será que você está utilizando todos os recursos que ela oferece? Com essas dicas e truques abaixo, podemos te ajudar a obter o máximo de sua impressora, e o melhor, economizando dinheiro a longo prazo!
Confira, abaixo, nossas dicas para aproveitar o máximo da sua impressora:
Dica 1 – Use modo rascunho
Para aquelas impressões rápidas que você, provavelmente, não utilizará para algo muito importante, certifique-se de usar o modo rascunho. Esse modo de economia faz com que seu cartucho e papel dure mais, logo é menos provável que você fique sem suprimento quando for imprimir todos os documentos importantes.
Dica 2 – Use toner de qualidade
Cuidado, o barato pode sair caro! As tintas e toners compatíveis parecem tentadores devido ao seu baixo preço, mas esses consumíveis sem marca podem, muitas vezes, custar mais a longo prazo. Tudo isso porque muitos substitutos compatíveis não oferecem o mesmo rendimento de página que suas contrapartes de marca.
Os consumíveis originais foram projetados especificamente para a sua impressora, o que significa desempenho, durabilidade e qualidade de impressão ideais.
Se você for utilizar consumiveis compativeis, deve sempre verificar e testar antes a qualidade do produto. Procure sempre um fornecedor de sua confiança que seja especialista no assunto.
Dica 3 – Ignore o aviso de pouca tinta
O aviso de pouca tinta existe para lembrá-lo de comprar novos cartuchos caso você não tiver nenhum sobressalente. Você não precisa substituir instantaneamente por novos cartuchos quando esse aviso aparecer. Atente-se na qualidade de impressão e, quando você perceber que ela está começando a diminuir, faça as substituições.
Obs: Algumas impressoras não permitem que você imprima uma vez que a tinta / toner foi reduzido a um certo nível, então você precisará substituí-los de qualquer maneira.
Dica 4 – Imprima só o que é realmente necessário
Atualmente, com o uso intenso de computadores, celulares e outros dispositivos, podemos fazer a leitura e manejo de dados através das telas desses equipamentos, o que reduz a real necessidade de impressão.
Certifique-se de que você está pronto para imprimir e se realmente precisa antes de clicar nesse botão. Uma dica é pedir, quando puder, a um colega para revisar o documento antes de prosseguir com a impressão.
Dica 5 – Mude sua fonte
Você sabia que alterar a fonte pode realmente ajudar a reduzir a quantidade de tinta e toner usados ao imprimir seus documentos? Um fato pouco conhecido, mas basta mudar de Arial para Calibri ou Century Gothic para começar a economizar.
Dica 6 – Imprima preto como preto
Certifique-se de selecionar preto e branco nas propriedades de impressão antes de prosseguir e imprimir documentos que são somente preto. Pois, se você estiver imprimindo algo preto no modo colorido, sua impressora irá misturar todos aqueles matizes vibrantes para obter um preto azeviche e gastará o seu cartucho colorido a toa.
Atenção! Para obter melhores resultados e economizar tinta, certifique-se de selecionar a configuração de impressão correta.
Dica 7 – Software de Gerenciamento de Impressão
A última dica, mas uma das mais importantes é optar por um software de gerenciamento de impressão para te ajudar a controlar tudo que está sendo impresso dentro da empresa. Assim, será muito mais fácil economizar em impressões desnecessárias que você vem tendo e talvez nem saiba.
Com um software de gerenciamento de impressão, é possível estabelecer uma política de impressão que irá regrar o comportamento do usuário. Com as cotas de impressão, por exemplo, é possível delimitar quanto, como e quem pode imprimir.
Clique aqui e saiba mais sobre como essa ferramenta pode te ajudar!