Para aumentar a qualidade nos produtos e serviços deve-se ter foco nos negócios principais da empresa. Uma forma de aumentar o foco é através da terceirização de algumas atividades, e isso é possível através do Outsourcing, em outras palavras, isto significa que o que não faz parte do negócio principal da empresa, pode ser contratado ou delegado a uma empresa especializada no assunto.

Terceirização/Outsourcing de impressão

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo, sendo assim, para que as empresas consigam suprir as demandas de forma eficiente, devem adaptar-se às transformações tecnológicas exigidas, sob pena de ficarem para trás. Já falava Charles Darwin,  os melhores adaptados são os que sobrevivem.

As organizações procuram formas de diminuir seus custos e otimizar seu trabalho e, isso inclui também, o setor de impressão. O serviço de locação de impressoras ou outsourcing de impressão, pode ser uma boa opção para a empresa, pois é uma solução eficiente, eficaz e econômica.

Algumas vantagens em alugar impressoras

  • Redução nos custos de impressão;
  • Rápida reposição de suprimentos;
  • Substituição imediata de impressora em caso de falha;
  • Atualização tecnológica periódica das impressoras;
  • Manutenção rápida por equipe treinada e especializada;
  • Gestão do volume de impressão;
  • Software especializado de gerenciamento de impressão incluso no contrato;
  • Transparência nas operações do contrato;
  • Distribuição justa dos custos de impressão por departamento ou centro de custo;
  • Possibilidade de limitar o volume impresso, caso seja necessário;
  • Transformar passivo e patrimônio em despesas;

Além dessas vantagens você deve considerar alguns fatores estratégicos que podem facilitar o gerenciamento e controle das impressoras na sua empresa. Vamos abordar aqui algumas das vantagens acima para ampliar sua compreensão:

Eliminação do custo de manutenção: Se tiver problema com uma impressora, basta chamar a assistência da empresa responsável pelo contrato de outsourcing de impressão, que a mesma realizará o atendimento sem custo adicional. Caso o problema seja complexo ou sua impressora precisar ir para manutenção em um laboratório especializado, poderá ter a opção de solicitar um equipamento de reserva (backup) para colocar no lugar do removido, dependendo do seu contrato. Lembre-se de negociar na contratação sempre equipamentos de backup, o preço poderá ser maior, mas vale a pena pela disponibilidade e segurança.

Troca de equipamento quando ele ficar obsoleto: Sempre que sua necessidade mudar ou a tecnologia evoluir, a maioria dos contratos de outsourcing de impressão prevê a substituição ou atualização dos equipamentos, sem custo para quem aluga as impressoras;

Coloque seu equipamento usado no negócio: Boa parte das empresas que trabalham com aluguel de impressoras se dispõem a adquirir as impressoras que o cliente já possui, desse modo, faz com que reduza o custo do projeto;

Elimine o custo de estoque de toner: Manter estoque de toner é caro e complexo de gerenciar a reposição. Quando você aluga uma impressora, você já está contratando toda a logística de toner e consumíveis, e isto se torna uma responsabilidade da empresa que aluga a impressora para você;

Logística reversa: Hoje é obrigatório remeter para os fabricantes de toner todos os cartuchos vazios, este procedimento fica a cargo da empresa de outsourcing de impressão;

Software de bilhetagem de impressão: A maior parte das empresas especializadas em outsourcing de impressão oferece a seus clientes softwares de bilhetagem de impressão, para que eles possam monitorar os gastos com impressão, mesmo que isto possa representar um pequeno aumento no valor do contrato, pode representar uma economia de até 30% no volume mensal de impressões;

Essas são questões que devem ser pensadas e avaliadas, pois as empresas que utilizam impressoras de forma inteligente e que terceirizam atividades não estratégicas para seus negócios, são mais eficientes no mercado e contribuem para que o mundo seja mais sustentável.

Gostou do Artigo? Click aqui e assine o blog!

Curta e compartilhe, ajude a divulgar o conhecimento


    11 replies to "Por que alugar impressoras?"

    • Silvia

      O artigo me ajudou muito, tenho uma microempresa e aqui em minha cidade existem diversos serviços que alugam impressoras e também fazem a manutenção, em contrapartida, alguns são bem caros e outros donos de empresas que conheço não me deram boas referências. Como minha empresa é minúscula, pensei em comprar uma. Vi algumas ofertas em folhetos online. Só não sei se vale a pena mesmo, alguém pode me ajudar?
      Obrigada!

    • Everton

      Trabalho há 11 anos com serviços de impressão. Estou começando a oferecer o serviço de outsourcing. Queria saber como faço para me qualificar para melhor oferecer este serviço aos meus clientes..

    • Roberto

      Gostaria de saber, na terceirização de impressora a instalação e configuração fica por conta da empresa terceirizadas????

      • Impressão Gerenciada

        Oi Roberto,
        Normalmente fica por conta da empresa que é a lodora das impressoras.
        Não só isso, tudo que se refere ao ambiente de impressão deve ser responsabilidade do terceirizado.
        Abraço.

    • Felipe

      Boa tarde,
      muito legal seu blog, achei muito interessante. Gostaria de saber se existe algum post em relação a softwares de gerencimaneto de impressões e bilhetagem. Indica algum ?

    • Julio Cesar

      Realmente o aluguel é uma ótima saída para todas as empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte, no final os benefícios são enormes.
      Agora ainda não tive nenhuma situação de aquisição dos ativos do cliente para iniciar um contrato, alguém já teve uma experiência como esta, como foi feito o processo?

      • Impressão Gerenciada

        Oi Julio, No caso de aquisição de equipamentos (ativo de hardware) do cliente é necessário fazer uma avaliação (valuation) do hardware, levando em conta a idade, o desgaste e a depreciação para calcular o valor presente do equipamento. Assumir o parque existente é uma possibilidade, mas sem dúvida o melhor para o cliente e para o fornecedor é colocar um parque de impressoras novas. Adquirir o hardware do cliente pode trazer um risco alto ao negócio, isto deve ser levado em conta no custo.

    • Laura K. Otama

      Olha, acho que só vale apena comprar impressora se você não conseguir um bom prestador de serviços de outsourcing. Tem gente boa neste mercado, mas tem gente despreparada também. Parabéns pela iniciativa!

      • Administrador

        Oi Laura. Criamos o Impressão Gerenciada para isso, para melhorar os profissionais de outsourcing de impressão e prover informações para quem contrata estes serviços. Obrigado por participar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*