Para iniciar este tema é necessário esclarecer que o outsourcing trata-se da terceirização de processos não estratégicos para uma empresa, para que a mesma possa se focar nas suas atividades principais e estratégicas.
O Outsourcing é uma prática fundamental para o sucesso da gestão empresarial, possibilitando um crescimento de foco e rentabilidade para a empresa contratante.
Essa atividade contribui para o melhor controle dos gastos e concede mais recursos humanos e tecnologia a empresa.
Como funciona o outsourcing de impressão
Outsourcing de impressão é a terceirização de todo o processo com impressão e cópias de uma organização. Este conceito é uma nova tendência e vem crescendo cada vez mais no ramo empresarial.
Baseando-se nessa modalidade inteligente, aumentamos o foco nos negócios e alcançamos resultados satisfatórios. O Outsourcing tem como principal finalidade reduzir os custos, permitindo a rentabilidade e a concentração nos seus principais investimentos de produção da empresa.
Segundo Gardner, 70% das empresas não sabem o quanto gastam com impressões, e essa problemática se dá justamente devido a falta de gerenciamento adequado e até mesmo pela falta de consciência dos colaboradores.
Nesse caso, conhecer o ambiente de impressão, otimizar os equipamentos e processos para melhorar a produtividade, pode ser uma solução para reduzir custos gerais de suporte e dos processos da administração e de logística com impressão.
Quais são os objetivos de uma implantação de outsourcing de impressão?
- Reduzir custos diretos e indiretos;
- Manter as áreas de informática focadas com a atividade fim da empresa;
- Atualizar de forma automática o parque de equipamentos e o treinamento da equipe;
- Planejar melhor os gastos (despesas e investimentos) da empresa;
- Conseguir maior objetividade na análise custos x benefícios;
- Acompanhar a evolução tecnológica, oferecer soluções cada vez mais eficientes e que possibilite o crescimento da empresa.
Etapas de um projeto de outsourcing de impressão
Um projeto de outsourcing de impressão necessita de um trabalho orquestrado e planejado, que normalmente é dividido em cinco etapas bem definidas:
1º – Levantamento
Análise dos volumes de impressão e custos atuais com a produção de documentos e configuração do parque de impressoras.
2º – Proposta
Elabora-se o projeto com a solução mais viável para sua empresa.
3º – Implantação
Instalação e configuração dos equipamentos e softwares.
4º – Treinamento
Conscientização e treinamento dos funcionários sobre o processo de utilização, evitando assim o desperdício e minimizando o tempo de trabalho.
5º – Operação
Acompanhar e gerenciar serviços no ambiente de produção buscando evoluir e melhorar continuamente o processo de impressão.
Benefícios do outsourcing de impressão
Empresas que desfrutam do outsourcing como estratégia de negócio conseguem resultados eficazes em relação a sua produtividade e são, na maioria das vezes, bem sucedidas. Essas empresas adaptam-se melhor às mudanças que o mercado exige, garantindo sua sobrevivência no cenário competitivo. Abaixo seguem alguns benefícios percebidos pelas empresas que contratam outsourcing de impressão:
- Maior produtividade e eficiência;
- Atualização tecnológica;
- Qualidade e disponibilidade dos recursos de impressão;
- Não imobilização de ativos;
- Diminuição de TCO (Custo de propriedade);
- Redução de fornecedores;
- Manutenção e suporte padronizados;
- Operação pró-ativa;
- Aumento da velocidade de impressão;
- Aumento da velocidade de processamento das impressoras;
- Diminuição do tempo de impressão para a primeira página;
- Atualização do parque de impressão;
- Redução nos custos;
- Gerenciamento de produtividade;
- Levantamento e estudo do parque de impressões e seus respectivos custos.
O outsourcing de impressão é uma ótima saída para empresas que querem focar em suas atividades principais e receberem um nível de atendimento adequado a suas necessidades, no que se refere a impressão.
Ajude a divulgar o conhecimento, compartilhe!
Olá, boa noite!
Parabéns pelo artigo.
Infelizmente o mercado ainda não separa as empresas que fazem Outsourcing de impressão das que alugam impressoras, pois o preço é o principal balizador. No entanto sabemos dos diferentes custos existentes para cada situação.
Qual é a melhor forma de elaboração de custos para um projeto de Outsourcing ou de locação de impressoras? O devo considerar? Vejo as empresas que atuam em nosso segmento fazendo alguns ¨milagres¨ em relação ao preço que não consigo entender….
Abraço
Oi Gilberto,
Obrigado!
Realmente o mercado ainda não separa bem estas diferenças. A diferença que existe entre os que sabem calcular o custo do contrato e os que não sabem é simples: Os segundos (os que não sabem calcular) vão quebrar logo ali! Não adianta ter preço baixo pra ganhar um contrato e perder/quebrar a empresa.
Vamos falar sobre estes assuntos nos treinamentos.
Abraço
Parabéns pelo Artigo!!!
Ótimo nível!!
Obrigado!