Windows 10: novas atualizações quebram impressoras USB

O sistema operacional, Windows 10, recebeu uma nova atualização que novamente causou falhas em impressoras no mundo inteiro.

O update do dia 28 de junho de 2022, KB5014666, começou a gerar conflito com equipamentos de impressão conectados ao USB, tal conflito que passou a impedir o uso desses equipamentos.

Embora a falha esteja associada ao Windows 10, o Windows 11 também apresenta problemas similares.

Bugs da nova atualização do Windows 10

Segundo a Microsoft, até o atual momento, há 2 bugs conhecidos. O primeiro é de duplicação das impressoras instaladas, gerando um nome semelhante à já existente com o sufixo “Cópia1” ou “Cópia2”.

O  segundo bug é a criação de um nome diferente para a impressora e impede que os aplicativos se conectem ao aparelho.

Mas como solucionar esse problema?

Esses bugs devem ser solucionados em uma atualização futura, porém, ainda não há uma correção definitiva. Ao invés de desenvolver uma solução definida, os desenvolvedores do Windows trouxeram algumas soluções alternativas para solucionar o problema e voltar a imprimir:

  1. Abrir o aplicativo e ir em “Configurações
  2. Navegue até “Bluetooth e dispositivos” e selecionar “Impressoras e scanners
  3. Caso parecer haver uma instalação duplicada de uma impressora já existente, como com o sufixo “Cópia1“, basta confirmar se a impressão funciona para esta impressora
  4. Se houver necessidade de usar a instalação original da impressora e não a duplicada, clique com o botão direito do mouse na impressora duplicada
  5. Abra “Propriedades da impressora” na impressora original e selecione a guia “Portas“. Na lista exibida, selecione a opção de porta em uso pela impressora duplicada: se a original funcionar normalmente, a impressora duplicada pode ser removida.

A recomendação da Microsoft é atualizar o driver de impressão do dispositivo. Isso pode ser realizado nas propriedades da impressora ao clicar em “Instalar o driver mais recente“. Mesmo para os que possuem a versão mais atualizada, vale dar uma olhadinha no site do fabricante para garantir se não existe uma nova ou se é possível aprimorar o firmware do dispositivo.

Para os usuários que enfrentarem e não conseguirem resolver o problema com as dicas acima, poderá desinstalar e reinstalar a impressora do zero. Lembre-se de sempre desligar o equipamento completamente, desconectar todos os cabos e remover os rastros do dispositivo no Windows.

Melhora um, porém, estraga outro

Não é a primeira, e provavelmente, nem a última vez que com uma atualização do Windows 10 apresenta bugs e estraga recursos básicos e funcionais. Em maio de 2022, a Microsoft precisou lançar um patch para corrigir uma falha gerada por uma atualização feita para corrigir uma outra falha totalmente diferente.

Nos últimos meses, a empresa norte-americana precisou corrigir uma falha relacionada ao Bluetooth que causava tela azul em alguns modelos de computador. Nisso, foram disparados uma série de ataques ransomware se passando por atualizações do sistema, fazendo muita gente ficar de refém dos criminosos.

O Windows 11 também vêm apresentando uma série de bugs em suas atuais atualizações. Muitos usuários optaram por não instalar os updates desse sistema para assim, evitar problemas, porém, deixando assim, o computador vulnerável a ataques.

Conclusão

As novas atualizações do Windows 10 estão complicando muito com a vida de quem utiliza impressoras USB, não acha?

E esse sistema operacional não vem apresentando somente problemas com as impressoras, pois, como visto anteriormente, problemas com o sistema e segurança também estão sendo comuns.

O jeito é torcer para que a Microsoft acerte pontualmente na correção dessas falhas, evitando ao máximo criar novos problemas para os usuários.

Para identificar previamente problemas é essencial utilizar um sistema de monitoramento remoto de impressoras!

E aí? Gostou do conteúdo?

Se a resposta for sim, comente e compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima