Software Impressao Segura SafePrint

Software de Impressão Segura por Biometria

O Software de impressão segura liberada por biometria (Biometric Safe Print) proporciona sigilo nas impressões e reduz o volume de folhas impressas que acabam virando papel de rascunho.Além disso, diversos institutos de pesquisa já mostraram que um dos maiores riscos de vazamento de informação das empresas está nas folhas impressas. Principalmente durante o tempo em que elas ficam depositadas na bandeja da impressora aguardando seu dono ir pegá-las. Um software de impressão segura por biometria (Biometric Safe Print) elimina este risco, pois as folhas só são impressas após o usuário chegar à impressora e dar um toque com o dedo no leitor biométrico.

Como Funciona

Os usuários mandam imprimir normalmente de seus computadores, porém, seus documentos ficam retidos no servidor de impressão até que os mesmos se identifiquem em um leitor biométrico próximo à impressora para autorizar suas impressões.

Configurações especiais e acessibilidade

  • Pessoas com dificuldade de locomoção podem ter suas impressões liberadas automaticamente para possibilitar que outras pessoas retirem suas impressões nos equipamentos.
  • Funcionários com problemas anatômicos, como ausência de dedos, podem ter suas impressões liberadas automaticamente, mediante configuração.
  • Usuários sem biometria cadastrada podem ter suas impressões liberadas automaticamente, caso seja a vontade do administrador da rede. Muito útil para ser utilizado durante o processo de cadastramento de digitais onde vários usuários ainda não têm seus dados cadastrados no sistema de biometria.
  • Uma única impressão digital pode liberar mais de um usuário de rede. Esta funcionalidade é utilizada quando uma pessoa utiliza vários usuários de rede.
  • Possibilidade de mais de uma impressão digital para um usuário de rede. Aplicado por exemplo quando uma secretária precisa liberar os trabalhos de impressão de seu diretor ou quando um usuário de rede é utilizado por mais de uma pessoa.

Quais as vantagens em relação à impressão segura embarcada nas impressoras.

  • Quando usamos o Biometric SafePrint, as impressoras não precisam ter HDs (discos rígidos) internos, pois o controle é realizado no próprio servidor de impressão.
  • É possível utilizar este software com qualquer tecnologia de impressão, tais como: laser, jato de tinta, matriciais, impressão térmica, etc.
  • O sistema de impressão segura liberada por biometria possui mecanismo que permite cancelar os trabalhos enviados para impressora e não são liberados em até 2 horas (este tempo é configurável).
  • Com este tipo de programa, é possível liberar trabalhos de impressoras de rede, paralelas, RS232 e USB.
  • Controla mais de 5.000 trabalhos aguardando liberação nas filas de impressão. A maioria dos sistemas de impressão segura, que já vem com as impressoras, possui limitação entre 50 e 100 trabalhos.
  • Um único leitor biométrico libera impressões simultaneamente em várias impressoras, esta forma de operação do sistema é útil para ilhas de impressão, onde há em um único lugar vários equipamentos.
  • É possível integrar os dados biométricos com o Microsoft AD (Active Directory), isso permite sincronização de dados em tempo real e elevação da segurança do ambiente de rede.

Dispositivos de liberação da impressão

Para liberação das impressões é necessários adicionar a rede do cliente algum dispositivo de liberação biométrica. Estes equipamentos são também chamados Leitores biométricos. Eles podem ser leitores TCP/IP (conectados diretamente a rede local) ou leitores USB (conectados a computadores Windows/Linux).

Cartão de proximidade e Biometria facial

Estes softwares também suportam uma gama de leitores de cartões de proximidade baseados em chips e radio frequência.
Para casos onde as pessoas trabalham utilizando luvas ou que devem evitar contados com as mãos é possível realizar a liberação das impressões utilizando reconhecimento facial. Como, por exemplo, na área médica.
Em casos de uso de leitores TCP/IP pode-se utilizar autenticação composta por biometria, senha ou ainda biometria e senha juntas. Isso eleva a segurança do sistema e aumenta a flexibilidade do sistema de identificação.

Considerações finais

A utilização de software de impressão segura liberada por biometria em seus projetos de outsourcing de impressão pode representar um grande diferencial competitivo em seus contratos.
Mesmo que o cliente já tenha um contrato de outsourcing, o software pode ser a porta de entrada para o fechamento de um negócio maior futuro e o estreitamento da relação comercial.

Gostou do Artigo? Click aqui e assine o blog!

Curta e compartilhe, ajude a divulgar o conhecimento

8 Comments

  • Paulo Renato

    Reply Reply 02/01/2017

    Preciso de segurança na impressão como também ter um relatório onde possa analisar a quantidade de folhas impressas por cada indivíduo cadastrado por um determinado período. Acredito que isto seja possível. Por favor, confirme se posso ter esta funcionalidade.

    • Impressão Gerenciada

      Reply Reply 07/02/2017

      Oi Paulo!
      É totalmente possível.
      Normalmente as soluções de impressão segura são integradas com bilhetagem.
      Abraço

  • Rodrigo dal Pizzol

    Reply Reply 24/04/2014

    Excelente texto Thiarlei com bastante conteúdo e de facil compreensão. Parabens!

    • Impressão Gerenciada

      Reply Reply 25/04/2014

      Obrigado Rodrigo!

  • João Pereira

    Reply Reply 14/04/2014

    Boa tarde.

    Gostaria que me indicasse um software no qual eu consiga liberar uma impressão através de uma senha, de preferência utilizando um dispositivo móvel, como tablet ou smartphone. Obrigado

    • Impressão Gerenciada

      Reply Reply 16/04/2014

      O Safeprint tem liberação por senha/PIN. De repente conversa com o pessoal da Enttry, pra verificar as opções de liberação.

  • Antônio Garcia

    Reply Reply 13/04/2014

    Parabéns, ótimo post! Me indique um software com estas funcionalidades. Vou usa-lo para motivar um cliente meu. Obrigado.

    • Impressão Gerenciada

      Reply Reply 13/04/2014

      Oi Antônio! Obrigado! Um exemplo de software de impressão segura é o SafePrint

Leave A Response

*

* Denotes Required Field