Saiba qual o papel ideal para sua impressão

O tipo de papel escolhido na hora da impressão é um item muito importante para definir a qualidade final do que deve ser impresso. Para isso, o mercado dispõe dos mais variados tipos de papéis, cada um com suas características específicas e sempre divididos por gramaturas. É comum que as pessoas confundam a gramatura com a espessura do papel, porém são duas coisas bem diferentes. A gramatura é o peso da folha de papel em gramas, enquanto que a espessura é a distância entre as duas faces da folha de papel.

Vamos listar alguns dos tipos de papéis mais comumente utilizados para impressão. Alguns podem ser adquiridos para o próprio uso em casa, e outros são mais comuns em editoras e gráficas que fabricavam livros e materiais especiais.

Papel Sulfite

São os mais comuns e quase todo mundo conhece. Utilizado principalmente para o dia a dia no escritório ou para impressões domésticas, esse tipo de papel possui gramatura entre 75 e 90g/m².

Papel Offset

Muito parecido com o sulfite convencional, porém suas características são elaboradas para que o papel seja mais resistente à ação da umidade. Por possuir propriedades macroporosas, ele absorve muito mais tinta que os outros papéis. Esse tipo de papel não possui revestimento e sua superfície é plana e livre de felpas. Sendo do mesmo tipo que o papel utilizado nas impressoras caseiras, ele possui um range maior de gramaturas que vai desde 56 até 240g/m².

Papel Couchê

Esse tipo de papel é definido pelo seu brilho e pelo revestimento em suas folhas que garantem um papel liso. Por ser microporoso, as cores ficam mais vivas e fortes. Isso ocorre porque, quando a tinta é depositada, ela permanece na superfície do papel, sem se “infiltrar” e ficar com aspecto de molhado. Sua gramatura vai de 90 a 250g/m², podendo chegar a 370g/m² em papéis importados. O papel Couchê é dividido em dois tipos: Couchê L-1, que possui brilho em apenas um de seus lados; e o Couchê L-2, que possui brilho em ambos os lados. Ainda existe o papel Couchê Matte que é um papel sem brilho, fosco.

Existem muitos outros tipos de papéis no mercado, como: Papel Jornal, usado geralmente para publicação de jornais impressos; Papel Reciclato, que é feito com 25% de aparas pós-consumo e 75% de aparas pré-consumo; Papel Cartão, é do tipo cartolina, sem brilho e muitas vezes usado para imprimir fichas ou impressões que necessitem de um papel mais rígido; Papel Fotográfico, desenvolvido exclusivamente para impressões de fotos; Entre muitos outros.

Escolha o papel que mais se adeque às suas necessidades e faça a impressão perfeita!

Autor:  Eduardo Garcia Fonseca, integrante da Acesso Shop ( www.acessoshop.com.br).

Gostou do Artigo? Click aqui e assine o blog!

Curta e compartilhe, ajude a divulgar o conhecimento

Leave A Response

*

* Denotes Required Field