Servidor De Impressão

Por que utilizar um servidor de impressão

Um dos erros que muitos cometem, é pensar que é um simples “luxo” da organização ter um servidor de impressão, porém estamos falando de um serviço de suma importância para termos as impressões gerenciadas. Este hardware pode simplificar muito as tarefas do dia-a-dia, e também facilita o trabalho de suporte caso ocorra algum problema técnico de impressão.

Vantagens

  • Controle único das filas de impressão: Com um servidor de impressão, todos os usuários dos computadores que utilizam alguma impressora do servidor, terão informações sobre papel preso, necessidade de troca de tonner ao contrário do que acontece quando a impressora está isolada na rede, em que os erros só aparecem localmente na estação que enviou alguma impressão. Também se algum trabalho de impressão bloquear o equipamento é facilmente identificado o problema no servidor, sem precisar revisar todos os computadores dos usuários para descobrir de onde está vindo a impressão.
  • Drivers: Esqueça problemas relacionados a drivers de impressoras, pois uma vez instalados no servidor, este mesmo driver é compartilhado entre as estações cliente.
  • Controle: Com um servidor de impressão integrado a um domínio (Active Directory/LDAP), podemos efetuar o controle de quais usuários ou computadores terão permissão de efetuar impressões em cada impressora, bem como que horário será permitido imprimir.
  • Gerenciamento e bilhetagem: Além disso, temos a opção de controlar todas as impressões realizadas por cada usuário ou cada grupo de usuário. Isto é muito importante para empresas definirem centros de custos dos setores. Quando utilizamos um servidor de impressão podemos utilizar softwares que registram tudo que é impresso e controlam quantas páginas determinado usuário/grupos de usuários podem imprimir durante determinado período.
  • Contingência: No caso de uma das impressoras que estão instaladas no servidor de impressão, no caso de entrarem em falha ou tiverem algum problema que não possa ser imediatamente corrigido, podemos simplesmente redirecionar os trabalhos de impressão para qualquer outra dispositivo de impressão. Uma simples configuração no servidor já atualiza as impressoras para todos os computadores dos usuários. No caso de impressoras sem  servidor, o departamento ou empresa ficaria sem impressora até que todos os computadores fossem configurados. 

Mas terei de possuir uma máquina exclusivamente para este serviço?

É neste ponto em que há maior resistência quanto ao uso de servidores de impressão, uma vez que teremos de disponibilizar uma máquina para este fim.

Porém, esta máquina não necessariamente tem de ser exclusiva para o serviço de impressão, visto que podemos utilizar outros recursos na mesma máquina. Muitas empresas utilizam, por exemplo, o Active Directory para o controle de usuários neste mesmo servidor, podemos tranquilamente adicionar o serviço de impressão no mesmo servidor sem que haja perda na qualidade do serviço, podendo ser inclusive uma máquina virtual.

Isso serve para todas as organizações?

Este serviço atende a todas as redes, sejam pequenas ou grandes, porém, numa rede com cinco computadores por exemplo, não haverá necessidade de ter um computador com dedicação exclusiva para o servidor de impressão. Neste caso podemos configurar um computador de usuário, até mesmo com Windows 7 ou XP com um endereço fixo e ativar o compartilhamento de impressão e mapear nas estações o endereço deste PC. Mas o ideal é sempre termos um servidor de impressão para ampliar o gerenciamento das impressoras da rede.

Conclusão

Como vimos, são inúmeras as vantagens de um servidor de impressão, visto que teremos um controle totalmente centralizado ao invés de possuir impressoras individuais espalhadas por uma organização, dificultando muitas vezes o suporte e o gerenciamento da impressão.

Gostou do Artigo? Click aqui e assine o blog!

Curta e compartilhe, ajude a divulgar o conhecimento

1 Comment

  • Edson Martins

    Reply Reply 02/03/2014

    Muito bom o artigo, me ajudou muito, continuem escrevendo, já assinei o blog de vocês. Sucesso!

Leave A Response

*

* Denotes Required Field