Escolher Impressora

Como escolher a impressora mais adequada para sua empresa?

Este artigo aborda assuntos relacionados a como selecionar a impressora adequada para comprar ou alugar na sua empresa, tipos de impressoras existentes no mercado, suas resoluções e por fim o volume de impressão. Com as grandes diversidades de modelos que o mercado oferece, são muitas as dúvidas que aparecem no momento de comprar ou alugar uma impressora ou multifuncional.

Não existe “bala de prata”

Escolher entre impressoras a laser ou a jato, multifuncional ou não, colorido ou preto e branco, são fatores cruciais para sucesso do equipamento na empresa. O ideal é realizar um levantamento da necessidade que a empresa tem antes de tomar alguma decisão. Sendo assim, não se pode levar em consideração apenas o custo do equipamento, mas também o custo por página e o volume a ser impresso. Não existe uma única impressora adequada para todas as realidades.

Tipos de impressoras

Antes de analisar as opções, é necessário decidir se a empresa irá optar por uma multifuncional ou não. Pois, algumas empresas necessitam de uma impressora que sirva também de scanner, fax e copiadora, mas se o objetivo for somente imprimir é aconselhável um equipamento somente com a função de impressão. Geralmente são mais baratas e a tendência é de dar menos manutenção.

Equipamentos Jato de tinta

Mais comuns, com custo menor de aquisição, e na maioria das vezes mais econômicas quando falamos de impressão colorida. Seus cartuchos de tinta são mais baratos do que os aparelhos a laser, mas imprimem menos páginas, são capazes de imprimir em velocidades altas, porém a apresentação do trabalho não é a mesma de uma impressora laser. Ótima opção para casa e pequenos escritórios, principalmente quando se precisa de cor. Possui tempo de secagem de tinta normalmente longo.

Equipamentos a laser

São indicadas para empresas que precisam imprimir um volume maior de páginas mensalmente. Os tornes são mais caros que os cartuchos dos aparelhos a jato de tinta, porém a secagem e fixação do toner é imediata. Uma das principais desvantagens é o fator que esse modelo de impressora gasta mais energia elétrica. De modo geral podem imprimir um volume mensal bem superior aos das jato de tinta.

Impressoras de cera térmica

Estas impressoras possuem grande qualidade de cor e são utilizadas para folders, banners, apresentações empresariais e para provas de cor (documentos e imagens de teste para inspeção de qualidade, antes do envio dos documentos para serem impressos em impressoras industriais offset).

Resoluções de impressoras

Observe qual é a resolução da impressora que você quer, pois ela pode ser de 600 dpi ou 1200 dpi. Quanto maior a taxa de dpi, mais nítidas são as impressões. Porém, os modelos de 600 dpi são suficientes para impressões de documentos de textos. Entretanto, caso necessite imprimir elementos gráficos e imagens, o mais adequado seria adquirir um equipamento com 1200 dpi ou maior.

Volume de impressão

Para empresas que precisam imprimir em maior quantidade e velocidade, as impressoras a laser são mais viáveis. Normalmente o custo por impressão é mais barato e a velocidade que ela imprime é maior do que as de jato de tinta. Existem modelos que imprimem documentos somente em preto, desse modo, pode diminuir significativamente os custos. Sendo indicados para ambientes de trabalhos como alguns escritórios, pois são os que geralmente não utilizam as impressões coloridas. Porém, para empresas que são do ramo gráfico, por exemplo, as que necessitam de impressões de banners, livros, revistas, entre outros, é indicado o uso das impressoras offset sendo elas  as mais adequado. Pois, esses equipamentos são capazes de imprimir com qualidade e em grandes tiragens em vários tipos de papéis.

Deve-se ter em conta também o volume mensal (ciclo mensal) que a impressora suporta, pois ao exceder este volume mensal, certamente a impressora irá apresentar problemas mecânicos em pouco tempo.

É necessário verificar a qualidade da impressão desejada e a quantidade de documentos a serem impressos. Também é primordial comparar o consumo de energia elétrica, o custo dos cartuchos e o preço das impressoras. Esses procedimentos irão evitar custos desnecessários durante o dia a dia e economia no futuro. Lembre-se de calcular o custo por página impressa, pois se você só levar em conta o custo do cartucho, sem levar em conta o número de páginas que ele imprime poderá gastar mais do que imagina.

Gostou do Artigo? Click aqui e assine o blog!

Curta e compartilhe, ajude a divulgar o conhecimento

8 Comments

  • Toner Mix

    Reply Reply 28/12/2016

    Bons argumentos, mas acho q hoje em dia pelo preço ter caido muito, as impressoras a laser são as mais baratas em custo beneficio, seguindo essa linha, é só escolher de acordo com seu uso, pois existem impressoras a laser pequenas para usarmos em casa ou numa empresa de pequeno porte.

  • Jenipher Silva

    Reply Reply 16/06/2016

    Olá, quero abrir uma empresa de convites de casamentos e lembrancinhas e pensei em uma impressora que aceite papel até 250g e que também aceite papeis variados, como vegetal, e papel de adesivos. Porém não sei qual seria a melhor impressora e não sei onde pesquisar. Você pode me ajudar?

    • Impressão Gerenciada

      Reply Reply 18/06/2016

      Oi Jenipher!
      As questões de tecnologia mudam muito rápido, é importante sempre avaliar o melhor equipamento com empresas especializadas na área. O que te aconselho é que busques uma empresa profissional neste tipo de equipamento e agende com eles uma reunião para avaliarem a melhor solução para o teu problema. Estas empresa normalmente não cobram para te indicar o melhor equipamento.
      Abraço.

  • Lucas

    Reply Reply 09/11/2015

    Na minha empresa usamos uma impressora matricial Epson LX300 II e ela atende minhas necessidades gráficas, pois imprimo apenas texto, é econômica e imprimo grande quantidade.
    Porém ela faz muito barulho. Qual seria a melhor opção para substituí-la neste caso?
    Existe alguma impressora matricial silenciosa?
    Qual seria uma opção que econômica para minhas impressões?
    Obrigado!

    • Impressão Gerenciada

      Reply Reply 23/11/2015

      Oi Lucas,
      Matriciais são a forma mais barata de imprimir hoje em dia. Existem novas linhas de impressoras jato de tinta com boa performance e excelente custo benefício. Dê uma olhada nos lançamento HP por exemplo, você irá se surpreender com a velocidade e qualidade, com um custo página muito baixo.

  • Julio Cesar

    Reply Reply 14/03/2014

    Ótimo artigo, gostaria de parabenizar pela iniciativa,

    Acredito ainda que no momento de escolha para o cliente final caso este opte pela compra acaba sendo mais interessante observar os custos com suprimentos e peças em relação ao preço do equipamento, pois no longo prazo estes custos serão bem maiores nas eventuais e necessárias manutenções.

    Já para empresas de locação ou outsourcing acredito que pelo menos as impressoras jato de tinta inviabilizam o trabalho, pelo menos aqui somente atuamos com Laser e até o momento de uma única marca para facilitar o trabalho.

  • Marcos Rogrigues

    Reply Reply 02/03/2014

    Sempre defendi isso, de que cada caso deve ser analisado em separado, não dá para atender com um único modelo de impressora ou fabricante. Bom artigo.

    • Impressão Gerenciada

      Reply Reply 02/03/2014

      Bem isso Marcos!!!
      É muito bom ter parcerias e modelos homologados para simplificar nosso trabalho, mas devemos estar atentos as necessidades dos usuários. Se encaixar nos nossos modelos, ótimo, senão teremos que analisar a melhor solução para o usuário.

Leave A Response

*

* Denotes Required Field